HIPERDIA E AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAUDE

HIPERDIA E AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAUDE

COM QUATRO MESES DE TRABALHO FOI NOS PASSADA A RESPONSABILIDADE DA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM GRUPO HIPERDIA, POSSUÍAMOS POUCA EXPERIÊNCIA NA PROFISSÃO E NENHUMA EM GRUPOS, MAS ACEITAMOS O DESAFIO E JUNTOS DECIDIMOS A PROGRAMAÇÃO DO MESMO. MUITOS ERAM OS MEDOS POIS NO ÚLTIMO GRUPO ACONTECIDO HOUVE A PRESENÇA DE UMA PESSOA E NOSSA PROGRAMAÇÃO PREVIA E BUSCAVA A PRESENÇA DE UM NÚMERO GRANDE DE PARTICIPANTES.ENTÃO CHEGOU O DIA E CONSEGUIMOS BUSCAR PARA ORIENTAR 56 HIPERTENSOS E DIABÉTICOS.

Dados da Experiência

Local da experiência: 
Xangri-lá (RS)
Envolve quais pontos / equipes da rede?: 
Temas: 
Qual foi a experiência desenvolvida? Sobre o que foi?: 

Buscamos planejar, organizar, divulgar e realizar ações coletivas em saude onde por solicitação da coordenadora do ESF seria focado em hipertensos e diabéticos grupo hiperdia, então sem muitas experiência o fizemos, conseguimos o local emprestado um ginásio escolar, realizamos convites, folders para divulgação e convite, Convidamos todos hipertensos e diabéticos da nossa área de atuação por meio de convite impresso e mensagens telefônicas,possuimos um medo muito grande de que não houvesse aceitação, pois o último hiperdia havia contado com apenas 1 participante. Para empolgar, acolher e acariciar os participantes decidimos que além da orientação que foi realizada pela nutricionista seria servido um lanche ligth e seria ofertado um mimo com a intensão de solidarizar quanto a participação e importancia da participação nos grupos.

Como funciona(ou) a experiência?: 

Primeiramente foi realizada pelos agentes de saude a programação do grupo, após a programação iniciou a divulgação e convite dos participantes tanto em visitas domiciliares, mensagem telefonica quanto por cartazes por nós confeccionados para o chamamento dos hipertensos e diabéticos.

No dia a apreensão era grande pela dúvida da aceitação da população, mas unidos adaptamos o local, carregamos e limpamos cadeiras, montamos a mesa com o chá disposemos a faixa confeccionada especialmente para o dia, organizamos local para verificação de hgt e pressão arterial, e aguardamos oa participantes, e para nossa surpresa e gratificação eles vieram, e foram 56 pessoas que aceitaram nosso chamado, confiaram em nossas ações e mesmo de baixo de sol escaldante compareceram.

Realizou-se a verificação de hgt e pressão arterial, encaminhamos aos lugares, enseguida a nutricionista realizou a orientação em realação ao uso correto do sal e outros condimentos e ao término, foi lida uma mensagem de otimismo e entregue a cada um, um fuxico de tecido confeccionado especialmente e manualmente por nós agentes de saude como uma forma de agradecimento e lembrança deste primeiro grupo que estivemos responsáveis.Após convidamos todos para um lanche alegre onde puderam interagir entre si e com a equipe do esf.

As pessoas ficaram encantadas, agradecidas e nós agentes de saude: emocionados e gratificados e descobrimos a importância e o valor de uma ação coletiva em saude.

Desafios para o desenvolvimento: 

Inexperiencia pois só possuiamos 4 meses de trabalho;

falta de local;

falta de recursos financeiros;

falta de material de trabalho para impressão de folders, cartaz e convite;

apreensão em relação a aceitação e participação dos hipertensos e diabéticos;

e o desafio da continuidade do grupo.

Quais as novidades?: 

O grupo continua sobre nossa responsabilidade, a aceitação permanece em todos os hiperdias, mantivemos o mesmo formato ofertando um lanche, um mimo confeccionado por nós, buscamos apoio de outros profissionais conseguindo até mesmo realizar grupos multiprofissionais com a presença de cirurgião dentista, médico da família, nutricionista, Enfermeira, técnico em enfermagem e nós agentes de saude que acreditamos cada vez mais nas ações coletivas em prevenção de doenças e agravos e na promoção da saude da nossa comunidade.

Autores da experiência

NomeCategoria
Silvano Trindade de FreitasAgente Comunitário de Saúde
MARILENE JACOBYAgente Comunitário de Saúde
Quele Goulart Moreira MeloAgente Comunitário de Saúde
Mirian Barcelos da Silva Agente Comunitário de Saúde
Flavia Oliveira de SouzaAgente Comunitário de Saúde
Galeria de imagens: 

Comentários

Mesmo sem experiência, vi que a vontade de ajudar e fazer sobrepõem o conhecimento. A equipe multidisciplinar é essencial para que esses grupos sejam permanentes. Parabéns ACS.

Muito obrigada Paula, com certeza a nossa vontade em ajudar supera nossas dificuldades.

Bom dia!

Sabemos o quão difícil é a adesão da população para grupos. Vocês viveram essa experiência com um grupo com apenas uma pessoa e mesmo assim não desistiram!!

Parebéns pelo trabalho!!!

Larissa

Muito Obrigada Larissa, 

Desistir nunca! rsrsrs, nossos grupos permanecem até hoje e a adesão permanece, apesar das dificuldades como referiu, somos muito felizes na realização dos mesmos o sentimento de gratificação em poder ofertar momentos multiprofissionais a população é imensa. Obrigada pelo seu comentario.

Parabéns pelo relato, é de suma importância.