O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO (PMAQ) PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA - PARAÍBA

O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO (PMAQ) PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA - PARAÍBA

Este relato visa divulgar a experiência do município de Alagoa Nova com a implantação do Programa Nacional de Melhoria e Acesso da Qualidade da Atenção Básica devido a importância dos resultados obtidos com a certificação muito satisfatória das equipes ,assim também quanto a valorização dos profissionais , melhoria na qualidade do atendimento, a implantação/implementação da participação do controle social no processo de trabalho das equipes e a implementação da gestão participativa.
Qual foi a experiência desenvolvida? Sobre o que foi?: 

Considerando os desafios e os  avanços alcançados pela Política Nacional de Atenção Básica  foi estruturado o desenho do PMAQ organizado em quatro fases de implantação: Adesão e contratualização, nesta primeira fase  o município  formalmente aderiu ao programa e contratualizou os compromissos e indicadores a serem firmados entre  as equipes  com os gestores municipais, e destes com o ministério da saúde num processo que envolve pactuação  regional e estadual e a participação do controle social. A segunda fase o Desenvolvimento das Estratégias, consistiu na etapa de desenvolvimento de um conjunto de ações empreendidas pelas equipes de atenção básica e pelos gestores ,com o intuito de promover a melhoria do acesso e da qualidade na Atenção Básica esta etapa é estruturada em quatro fases Autoavaliação,Monitoramento ,Educação Permanente e Apoio Institucional;  Aterceira fase  a Avaliação Externa e a quarta e última fase a  Recontratualização . A partir da divulgação  o município fez a adesão ao Programa e  iniciou  todo o processo de trabalho com as equipes , através  dos seguintes passos que  foram identificar as fases do Programa , discutir com os profissionais e implantar em  todas  as equipes mesmo as que não participaram da  adesão as fases  de implantação, após foi realizado a adesão de três equipes;  os profissionais das equipes que fariam parte de programa assinaram o termo de adesão; foi pactuado   as ações e atividades realizadas  pelas equipes no município e adotado um instrumento de avaliação e monitoramento dos indicadores do PMAQ.Foram realizadas várias ações como remapeamento das áreas,implantação de agendamento de consultas e cronograma de atendimento,reuniões mensais da secretaria de saúde e dos  coordenadores com as ESF e NASF ,reuniões mensais das equipes para avaliar e monitorar os indicadores e planejar as ações;

Como funciona(ou) a experiência?: 

 A partir da divulgação do PMAQ , o município fez a adesão ao Programa devido a visão empreendedora  do prefeito e da secretária de saúde e  iniciou  todo o processo de trabalho com as equipes e gestão , através  dos seguintes passos que  foram identificar as fases do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica , discutir e analisar com todas  as equipes mesmo as que não fizeram adesão ao programa  as fases do PMAQ , relacionou as equipes que fariam parte de programa;Aplicou a autoavaliação e elaborou a matriz de intervenção com as equipes e a gestão ; Realizou o monitoramento e avaliação dos indicadores; Pactuou  as ações e atividades a serem  realizadas no município; Realizou  reuniões  mensais com as equipes ,o NASF ,as coordenações e a secretária de saúde municipal; Participou de reuniões sobre PMAQ; Teve apoio institucional do Ministério da Saúde na pessoa de Priscila Anjos; Promoveu  ações para a melhoria da qualidade da atenção básica , foram realizadas pactuações entre os profissionais e a gestão e entre esses e os usuários ,diante de tantos avanços   ficam óbvias as várias as mudanças observadas após a implantação do programa .

Desafios para o desenvolvimento: 

Durante as fases de implantação surgiram diversos desafios como por exemplo,promover a adesão dos profissionais ao programa ,mas isso foi solucionado quando foi pactuado que eles receberiam o incentivo por desempenho de acordo com o resultado da certificação para que isso acontece-se foi elaborada uma Lei e aprovada na Camara dos vereadores.Outro desafio foi estruturar melhor as unidades com pouco recurso financeiro,isso foi vencido com o apoio da administração nas pessoas do prefeito e secretarios de obras,finanças e administração e principalmente de saúde que com muito empenho e dedicação conseguiram viabilizar pequenas reformas,pintura e aquisição de materiais para as equipes, foi um trabalho intersetorial muito efetivo.Também foi um grande desafio conseguir que a população aceita-se as mudanças ocorridas no processo de trabalho das equipes  e implementar a participação popular em todo esse processo.

Quais as novidades?: 

Foi uma verdadeira mudança no processo de trabalho as equipes atendiam com livre demanda e foi instituído o agendamento de consultas ou seja as pessoas iam a unidade de saúde e ariscavam o atendimento o que acarretava filas inclusive de madrugada e por vezes não eram atendidas e ainda existiam usuários que não tinham acesso ao atendimento e tudo isso foi mudado a partir do agendamento o que proporcionou uma melhor qualidade do atendimento e maior acesso, consequentemente melhor resolutividade dos problemas da comunidade,começamos a trabalhar com atendimento a grupos prioritários instituindo e seguindo o cronograma de atendimento,foram criados grupos de hipertensos e diabéticos,cursos para gestante promovendo a educação em saúde no processo de trabalho  ,foi instituida a reunião mensal da secretária de saúde,das coordenações com as equipes de saúde e com o NASF,foi instituída a reunião mensal das equipes in loco o que proporcionou  um melhor entrosamento com as  as equipes e a equipe de saúde bucal,foi implantada a 'CAIXINHA DE SUGESTÕES" nas unidades que é uma ouvidoria local,cada equipe colocou na recepção uma caixa e a população escrevia as sugestões ,críticas ou até mesmo elogios para a equipe e na reunião mensal de equipe os profissionais abriam essa caixa e liam juntos a partir das sugestões dos usuários eram tomadas providencias do que fosse possível ser acatado com as sugestões,como por exemplo em uma das equipes o horário de pré natal era á tarde e com a sugestão das gestantes passou a ser pela manhã,em algumas equipes houveram reclamações quanto ao atendimento e foi realizada uma palestra sobre acolhimento para todos os profissionais e  foi observado que diminuíram as reclamações e a partir de então  os usuários começaram a elogiar o atendimento das equipes e parabenizar o bom atendimento dos profissionais ,reclamaram que chegavam na unidade e era realizado o agendamento de consultas então as equipes começaram a fazer sala de espera explicando como funciona a estratégia saúde da família como é o processo de trabalho,que existe cronograma de atendimento e agendamento de consultas,porém que se houver necessidade de atendimento imediato ele é realizado, o que tornou possível o entendimento da populaçao sobre o assunto e eles mesmos hoje divulgam e gostam da maneira como são orientados e atendidos,inclusive algumas equipes relatam que com o agendamento de consultas alguns usuários que não frequentavam o  posto de saúde  hoje frequentam a unidade e elogiam a equipe ,outra inovação foi a parceria com a Fábrica da Alpargatas pois temosno município  uma com aproximadamente 400 funcionários,então foram realizadas atividades educativas como palestras sobre Cancer de Mama e Colo de Útero e DST'S,ministradas por enfermeiros da ESF e psicóloga do NASF ,além  de coleta de citológicos na própria fábrica,criação da SSEST com participação de profissionais da atenção básica,inclusive sendo capacitados pelo CEREST de Campina Grande. Porém como foram muitas mudanças  tive que ir a diversos programas da Rádio Pirauá (RÁDIO COMUNITÁRIA),à camara dos vereadores, ao conselho municipal de saúde  e até as associações para divulgar e explicar as mudanças implantadas ou implementadas na atenção básica do município e ouvir da comunidade sua opinião e tirar dúvidas quanto ao processo de trabalho das equipes.

Outras observações/campo livre: 

Com a implantação do PMAQ foram observadas mudanças como melhorias quanto à infraestrutura das unidades básicas de saúde (ampliação, reforma e pintura); Aumento da aquisição  de equipamentos  e insumos; Padronização da sinalização das unidades ;Maior mobilização e trabalho em conjunto das equipes  para melhoria de seu processo de trabalho  e implantação dos padrões avaliados pelo PMAQ;Melhor  relacionamento entre os profissionais da Atenção Básica , a Gestão e a comunidade ;Aumento da participação dos profissionais de saúde em espaços de reunião,conforme demonstra o quadro abaixo:

PMAQ O ANTES E O DEPOIS:

ANTES                                                                                   

MAPEAMENTO DESATUALIZADO;                              

ATENDIMENTO COM LIVRE DEMANDA;                        

ALGUMAS EQUIPES TINHAM CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO ;

ALGUMAS EQUIPES TRABALHAVAM COM GRUPOS PRIORITÁRIOS; 

NÃO TINHA CURSO PARA GESTANTES;     

NÃO ERA REALIZADO SALA DE ESPERA ;      

REUNIÃO BIMESTRAL DE COORDENAÇÃO COM PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA;                                                           

NÃO HAVIA REUNIÃO DE EQUIPE PARA AVALIAÇÃO,MONITORAMENTO E PLANEJAMENTO DAS AÇÕES ;                      

ALGUMAS UNIDADES SEM SINALIZAÇÃO ;          

NÃO TINHA “CAIXA DE SUGESTÃO” ;             

UNIDADES PRECISANDO DE PINTURA,MANUTENÇÃO,REFORMA E AMPLIAÇÃO ;

PROFISSIONAIS ,GESTÃO E COMUNIDADE SEM ARTICULAÇÃO ;   

PROFISSIONAIS DESESTIMULADOS.          

DEPOIS

REMAPEAMENTO DA ÀREA;

ATENDIMENTO COM AGENDAMENTO;

TODAS AS EQUIPES TRABALHAM COM CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO E EXPOSTO NA UNIDADE DE SAÚDE;

TODAS AS EQUIPES TRABALHAM COM GRUPOS PRIORITÁRIOS COMO HIPERTENSOS,GESTANTES ,CRIANÇAS E PLANEJAMENTO FAMILIAR;

IMPLANTADO NAS EQUIPES O CURSO PARA GESTANTES EM PARCERIA COM O NASF E SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL;

IMPLANTADO SALADE ESPERA NAS UNIDADES DE SAÚDE;

REUNIÃO MENSAL DE COORDENAÇÃO COM PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA ;

INSTITUÍDA A REUNIÃO MENSAL DE EQUIPE PARA AVALIAÇÃO, MONITORAMENTO E PLANEJAMENTO DAS AÇÕES,NO CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO;

TODAS AS UNIDADES COM SINALIZAÇÃO  DE ACORDO COM A  PADRONIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE;

IMPLANTADO A “CAIXA DE SUGESTÃO” EM TODAS AS EQUIPES;

TODAS AS UNIDADES PINTADAS E COM MANUTENÇÃO, REALIZADO REFORMA E AMPLIAÇÃO DAS UNIDADES DO QUEIRA DEUS,BACUPARI,NELUSCO;

MELHOR RELACIONAMENTO ENTRE PROFISSIONAIS,GESTÃO E COMUNIDADE;

PROFISSIONAIS ESTIMULADOS E ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE TRABALHO;

IMPLANTAÇÃO DA LEI MUNICIPAL DE  REMUNERAÇÃO POR DESEMPENHO DE ACORDO COM A CERTIFICAÇÃO DAS EQUIPES QUE FIZERAM ADESÃO AO PMAQ.

 

 

 

 

Autores da experiência

NomeCategoria
Helena Rufino de Ataide LealGestor

Atores da experiência

NomeCategoria
Helena Rufino de Ataide LealGestor
Valkênia Herculano de MoraesGestor
Rafaela Cardoso Oliveira LiraApoiador
Afonso VenturaApoiador
Robson Colaço de LucenaAuxiliar Administrativo
Hermana de Fátima BorgesAuxiliar Administrativo
Werley Daniel SilvaAuxiliar Administrativo
Emanuel Nazareno B. NascimentoAuxiliar Administrativo
Marinalva Rodrigues de OliveiraRecepcionista
Galeria de Vídeos: 

Comentários

Olá Helena!

Seja bem vinda na Comunidade de Práticas!!!

Então, como processo e já dando início a curadoria de seu trabalho, queria te perguntar se vc conseguiu terminar o relato e fazer uma nova postagem. Aqui pra mim, aparece apenas a explicação do tema, não estou conseguindo visualizar o relato mesmo. Era nesse sentido que vc queria dizer que tinha postado o mesmo incompleto?

Fico no aguardo e vamos nos falando!

Abraço,

Candice (Curadora da IV Mostra Nacional)

Olá ,Candice já enviei a nova postagem ,porém estou com uma dúvida estou inscrita na IV MOSTRA ou ainda preciso me inscrever?Depois que postei o trabalho completo aparece como se fossem dois relatos.

Vamos conversando.......

Helena  

Oi Helena, como vai ? Sou curadora e faço dupla com Candice. Também não visualizei o texto do teu relato. Aguado informações. Abraço.

Olá, Luciana enviei a nova postagem, porém estou com uma dúvida estou inscrita na IV MOSTRA ou ainda preciso me inscrever?Depois que postei o trabalho completo aparece como se fossem dois relatos.

Vamos conversando.......

Helena

Helena você está inscrita na IV Mostra e está no processo de curadoria conosco. 

Olá,Luciana ,obrigado pela informação ,você já consegue visualizar meu relato todo ou ainda tem algum problema?

Aguardo resposta.........

Helena vi o teu relato completo e enviei uma sugestão, está logo abaixo, aguardo a resposta. Abraço

Oi Helena, que bom ver tua experiência por aqui!! Fico muito feliz mesmo... vamos se amostrar!!!

olá ,Gésica mas partiu de nossa conversa lembra?

Obrigada pelo apoio.

Helena

Que legal Helena e Géssica! Vcs se conhecem!!!

Helena, te respondi no email, mas respondo aqui de novo. O fato de aparecer 2 relatos com um mesmo título não te prejudicará não. Só constará como um relato mesmo. Pode ser erro da página que foi recém criada, certo? Ficas tranquila!

O momento agora é tornar teu trabalho o mais claro possível para que o Brasil veja a experiência que vc descreve aqui!

Beleza?

Abraços,

Candice.

Sim ,estou no Curso de Especialização em Gestão da Atenção Básica e de Redes Microrregionais de Saúde e tenho o privilégio de Géssica ser minha tutora.

:D

Agora, como a Luciana (minha dupla) comentou, ainda não estou conseguindo visualizar o relato mesmo. Fotos se tiver alguma. Só consigo ler o que segue abaixo:

"Visando relatar a experiência vivida no município de Alagoa Nova com a implantação do Programa Nacional de Melhoria e Acesso da Qualidade da Atenção Básica tendo em vista a importância dos resultados obtidos não apenas quanto a certificação das equipes mas também quanto a valorização dos profissionais e consequente melhoria na qualidade do atendimento, assim como da implantação/implementação da participação do controle social no processo de trabalho. - See more at: http://www.atencaobasica.org.br/comunidades/iv-mostra-eixo-tematico-1/o-..."

Quando vc editou seu relato, deu como enviado?

Att,

Candice.

Boa tarde,Candice e Luciana,editei novamente o relato acho que agora consegui.Aguardo novas informações.

Vamos conversando

Helena Rufino

Muito bom teu relato. Helena você poderia inserir no texto algumas sugestões enviadas pelo povo através da caixinha ? As sugestões que ajudaram neste processo maravilhoso de construção de um modelo de atendimento com base na melhoria da qualidade de assistência na atenção básica.

Olá Helena!

E agora, ainda está tendo alguma dificuldade em ver nossos comentários? Minha colega de curadoria, a Luciana sugeriu que vc inserisse no relato as sugestões da comunidade depositada na caixinha. Vc concseguiu?

Então, iniciamos a curadoria do seu relato em 12/09 e a mesma vai até dia 26/09, porém, caso vc tenha interesse ainda e devido aos transtornos junto a edição do seu relato, podemos estender ainda esse prazo, a fim de que contemplemos a prposta da curadoria. 

Que achas?

Atenciosamente,

Candice e Luciana.

Candice e Luciana,gostaria muito de continuar com o processo de curadoria por mais tempo.Quanto as sugestões da caixinha  vou acrescentar no relato.

Olá Helena!

Que bom, então nesse caso poderemos postergar a curadoria do seu relato até dia 30/09 (05 dias a mais), totalizando 20 dias de curadoria. Certo?

Então, sobre seu relato, estava relendo aqui e vi que se vc tiver poderia enriquecê-lo com um quadro comparativo das demandas que antes poderiam está reprimidas no PSF e após a implantação do PMAQ elas foram diminuídas, como vc cita nessa frase aqui: "Foi uma verdadeira mudança no processo de trabalho as equipes atendiam com livre demanda e foi instituído o agendamento de consultas..."

Penso que dando um destaque maior a essa questão do processo de trabalho, o relato poder até ficar mais recheado de dados que favoreçam a percepção do antes e depois do PMAQ.

Que achas?

Abraço,

Candice.

Candice e Luciana ,acrescentei o que vocês sugeriram gostaria de saber sua opinião.

Vamos conversando...........

Helena Rufino

Parabéns Helena, as alterações ficaram ótimas !

Helena tenho outra sugestão, tente lembrar quem ajudou você neste processo de implantação do PMAQ. No texto houve uma palestra sobre acolhimento para os profissionais. Quem ministrou esta palestra ? Você não precisa citar o nome no texto, mas pode falar a função que ela exerce.

Veja o local onde tem ATORES, você poderia escrever o nome e a profissão destas pessoas que ajudaram. Enriquece muito quando trabalhamos em equipe e percebo que você tem uma bela e competente equipe. Valorize o trabalho de todos.

Oi Helena, vi as alterações que você realizou. Ficaram ótimas !

Olá Helena!

Não consegui visualizar o quadro comparativo das demandas que antes tinham e depois diminuiram ou não tinham mais após a a adesão ao PMAQ. Seria bom que isso ficasse bem destacado, pois isso sinalizará que a experiência deu certo!

Outra idéia que me ocorreu, vc tem fotos de algumas dessas reuniões? Ou a fala que vc fez nas Rádios Comunitárias, vc ainda as tem? De repente, vc poderia usar toda sua criatividade e transformar essa fala hum cordel? Que acha? A criatividade também é um ponto importante para abrilhantar sua experiência e que no seu caso foi exitosa!!!

Vamos nos falando...

Abraço,

Candice.

Na realidade não fiz um quadro comparativo apenas relatei as mudanças ocorridas no período e quanto as fotos estou selecionando algumas para colocar ,quanto ao cordel infelizmente não tenho aptidão para fazer. 

Ah, ótimo Helena! Não se preocupe se não dá para fazer. O que importa é que seu relato esteja o mais detalhado possível, como a Luciana sugeriu. Certo?

Mas, já que não pode ser um cordel, que tal apenas vc citar mesmo a sua fala nas idas às Rádios? Ficaria mais rico, não achas?

Quando falei num quadro, é que ficaria mais visível o ANTES e o DEPOIS da adesão ao PMAQ, entende? Achas viável de fazer ainda?

Vamos dialogando!!!

Abraço,

Candice.

Candice ,boa noite está ocorrendo um fato estranho fiz e anexei o quadro antes e depois do PMAQ conforme sugestão sua porém quando abro para visualizar o quadro não aparece, mas sim uma mistura do antes e do depois como resolver ou vc está visualizando o quadro como eu fiz?

Vamos conversando........... 

Oi Helena!

Da fato, houve uma mistura mesmo, saiu sem a formatação que vc aplicou. Deve ser porque a CP não aceita esse formato. Embora, deu pra entender o antes e o depois e fica claro o avanço da equipe após a adesão. Se vc puder tentar botar de um outro jeito, sem ser dentro de uma tabela ou quadro. Corrido mesmo, mas primeiro o ANTES e em segundo, o DEPOIS, só para melhorar a visualização e o entendimento de quem mais for ler seu relato.

Fora isso, acredito que seu trabalho esteja mostrando toda sua potencialidade, inclusive porque revela a mudança no trabalho da equipe!

Agora me lembrei que vc poderia acrescentar se houve alguma reunião entre a equipe de vcs que realizasse uma avaliação sobre esse antes e depois, para que pudesse aqui ficar registrado a compreensão e percepção dos demais membros como eles se viam em relação ao cuidado mesmo com a comunidade atendida. Que achas?

Vamos dialogando!

Abraço,

Candice.

Candice  e Luciana outro problema quero inserir fotos e não estou conseguindo.Tem alguma sugestão?

Vamos conversando..........

 

 

 

Candice e Luciana ,me lembrei que realizamos uma parceria com a alpargatas onde foram realizadas palestras por mim e profissionais do ESF e NASF e coleta de exames citológicos na própria fábrica e acrescentei no relato.

OI Helena, teu relato está muito rico em informações. Parabéns pelo empenho ! Quanto as imagens elas devem ter o formato jpg e tamanho menos de 1000kb. Utilize um programa para tratar as imagens, geralmente as câmeras digitais deixam as fotos com formato grande e por este motivo não são aceitas. Tenta modificar se não conseguir darei outras dicas.

Candice e Luciana ,também participamos da formação da SSEST e profissionais da Atenção Básica(enfermeira,odontóloga,ACS e ACE) mais membros do Conselho Municipal de Saúde participaram de capacitação no CEREST -CG/PB.Estou tentando postar as fotos mais não consigo.

Olá Helena!

Vc viu a sugestão da Luciana? Tratou as fotos? Se não conseguir, tentar ver com alguém que consiga, mas seria muito interessante ter fotos!

E como a Luciana já falou seu relato está muito potente, espero que o Brasil veja sua experiência que deu certo.

E o quadro do antes e depois, conseguiu ajeitar para ficar melhor visualizado?

Sigamos!

Candice.

Continuo sem conseguir enviar as fotos ,porém amanhã vou procurar um amigo para me ajudar.

Afinal ,sou brasileira ........NÃO DESISTO .............

Vamos conversando........

Candice e Luciana,boa tarde agora com a ajuda de amigos consegui montar e colocar as fotos como um vídeo espero que tenha ficado bom..........

Vamos conversando............... 

Maravilha Helena ! Era somente uma questão de tamanho do arquivo.

Foi ótimo participar desta atividade com você. Teu relato está maravilhoso.

Encerro minhas atividades de curadoria com você.

Abraço e nos veremos na IV Mostra.

Luciana, maravilha foi ter duas curadores como você e a Candice, estou feliz por terem gostado de meu relato e triste pois estou sentindo que estamos nos despedindo,muito obrigado pelo apoio e até a IV MOSTRA se DEUS nos permitir......

Desejo que Deus te proteja sempre.

Beijos 

Helena Rufino

Oi Helena

A despedida é temporária, vamos nos encontrar em breve na IV Mostra, o tempo passa rápido.

Transforme a tristeza em alegria, pois foi esta a transformação gerada por seu trabalho nas equipes da ESF e na comunidade. Felicidades !

Abraço

Luciana

 

Olá Helena!

Vamos comemorar! O vídeo foi postado. Parabéns!

Eu e a Luciana conversamos e acredito que podemos encerrar a curadoria do seu relato hoje, como já previsto. Seu relato está bem rico e de fato mostrando todas as potencialidades. E o melhor, provando que após a adesão ao PMAQ, um processo de trabalho de toda uma equipe é possível ser resignificado.

Agora é esperar a Mostra!

Um grande abraço pra vc.

Candice e Luciana Curadoras da IV Mostra

Candice ,muito obrigado pelo apoio, estou feliz por você ter gostado do meu relato e ao mesmo tempo triste pois estamos terminando o processo de curadoria,gostei muito das nossas conversas.Até a IV MOSTRA se DEUS nos permitir........

Que Deus te proteja sempre,

Beijos 

Helena Rufino

 

Que assim seja Helena pra nós todas!

Foi ótimo ter curado seu relato, com vc e seu relato, aprendi um pouco mais. E assim é a vida: uma bela troca!

Fica com Deus e boa sorte.

Candice.

Olá Helena!Gostaria de parabenizar vocês pelo trabalho realizado. A experiência de vocês nos fortalece aqui no Sul. Sou de Santa Maria e tem agluns pontos do relato que aqui tem sido muito dificil de efetivar, como melhorias na relação com a população, aproximar a gestão da atenção, péssimas condições de trabalho para os profissionais, descaso com a manutenção dos postos de saúde. Para você ter uma ideia na minha cidade, que é muito maior que Alagoa Nova, não existem Nasfs. As coisas andam complicadas por aqui, porém nos fortalece ver um trabalho como o de vocês, posso ver que foi realizado com dedicação. Um abraço, Leonardo Mostardeiro.

Leonardo , obrigada pelo incentivo.Quanto as dificuldades enfrentadas em seu município procure pesoas que queiram melhorar os serviços e construa junto com elas um grupo para fortalecer a rede de serviços local, não é fácil mas também não é impossivel mudar a cultura da comunidade e da gestão, primeiro tem que construir uma meta e buscar aliados para alcança-la e acima de tudo acredite você pode fazer a diferença aonde estiver. Fica a dica.Boa sorte.

Olá Helena, parabéns pelo seu relato, gostei muito. Principalmente por que aqui eu ainda não participei de implementação do PMAQ na minha unidade e tenho muitas curiosidades. Sou aqui do Rio de Janeiro e fico muito feliz em saber que estamos crescendo e se fortalecendo.

Olá Flávia, que bom que gostou do relato ,foi  e está sendo uma experiencia muito boa participar do PMAQ, A ATENÇÃO BÁSICA É A PORTA PRIORITÁRIA DE ENTRADA da Rede de Saúde e precisamos fortalecer nossos serviços e o PMAQ tem sido um instrumento muito útil nesse processo.Felicidades 

Bom dia, Helena!

Parabéns pela sua experiência exitosa! Em meio a essa insegurança generalizada que ainda causa a ferramenta, conseguir bons resultados é algo maravilhoso.

Grande abraço!

MIGUEL DANTAS (Campina Grande-PB)

Miguel,boa tarde

obrigado pela força, mas ainda precisamos fazer muito mais para conseguir ter um PSF nos pradrões que sonhamos com profissionais capacitados e valorizados e prestando atendimento de qualidade para a população.Mas são pessoas como você que ajudam a acreditar que isso não é utopia.

Boa sorte!

HelenaRufino