A experiência do processo de avaliação do PMAQ-NASF

A experiência do processo de avaliação do PMAQ-NASF

Este relato expõe o processo de auto avaliação do processo de trabalho da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, através do PMAQ-NASF, em sua primeira edição em 2013. No mês de Agosto realizamos a auto-avaliação do PMAQ-NASF, e sem dúvida este exercício trouxe um novo olhar sobre sobre o processo de trabalho da equipe, proporcionando uma reflexão crítica do nosso fazer e dos obstáculos para qualificar a nossa atuação junto as equipes de Saúde da Família e os usuários.

Dados da Experiência

Local da experiência: 
Rio de Janeiro (RJ)
Envolve quais pontos / equipes da rede?: 
Temas: 
Qual foi a experiência desenvolvida? Sobre o que foi?: 

O presente relato se refere a experiência do PMAQ-NASF, de uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, que atua na Zona Norte do Município do Rio de Janeiro/RJ, desde novembro de 2011. A equipe é composta por 2 educadores físicos, 1 nutricionista, 1 fisioterapeuta, 1 psicólogo e 1 psiquiatra. Este NASF realiza apoio a 12 equipes de Estratégia de Saúde da Família - ESF, distribuídas em 3 unidades, sendo 1 tipo A e outras duas tipo B. Esta equipe NASF teve sua implantação no mês de novembro de 2011. 

Em agosto deste ano a equipe fez a adesão, para  o Pragrama Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade - PMAQ-NASF.

Como funciona(ou) a experiência?: 

Após a adesão da equipe, foi aplicado o instrumento de auto avaliação junto aos profissionais do NASF e a elaboração de matrizes para a melhoria dos aspectos com uma avaliação insuficiente. Sem dúvida este exercício trouxe um novo olhar sobre sobre o processo de trabalho da equipe, proporcionando uma reflexão crítica do nosso fazer e dos desafios que encontramos para qualificar a nossa atuação junto as equipes de Saúde da Família e os usuários.

Desafios para o desenvolvimento: 

No decorrer do processo de auto avaliação do processo de trabalho da equipe, observamos alguns desafios. Sendo eles de ordem estrutura/organizacional, que podemos    exemplificar pelo fato dos profissionais da equipe NASF em alguns momentos ficarem sem espaço dentro da unidade de saúde, questão essa que foi levado as gerencias, a fim de que fosse sistematizado um cronograma do uso dos consultórios e demais espaços da unidade. Segundo desafio percebido se dá pela falta de instrumentalização teórica dos profissionais da ESF, que muita das vezes não conhecem a política da ESF e não realizam o cuidado conforme as diretrizes propostas pelo SUS. Terceiro desafio se dá pela demanda excessiva de procedimentos, colocados pela gestão. A organização da equipe NASF, também é um ponto de pode ser otimizado, para prestar de forma mais qualitativa o apoio as equipes de referência.

O próprio instrumento de avaliação do PMAQ-NASF, sugere um modelo de matriz de resolução de problemas e desta forma a equipe decidiu elaborar inicialmente quatro matrizes, tratando elas de: 1) Fluxo de comunicação entre NASF e ESF; 2) Diagnóstico situacional do territorio; 3) Planejamento a partir do perfil epidemiológico do território; 4) Diagnóstico de crianças de risco no território e oficinas de educação permanente a cerca do tema. 

 

Autores da experiência

NomeCategoria
Deison Fernando FredericoPsicólogo
Cristina MirandaNutricionista
Rosangela Ferreira CarneiroOutro
Rafael Monteiro BaleixoProfissional de Educação Física
Tiago SermariniProfissional de Educação Física
Tatiana RochaFisioterapeuta

Atores da experiência

NomeCategoria
Deison Fernando FredericoPsicólogo
Cristina MirandaNutricionista
Rosangela Ferreira CarneiroOutro
Rafael Monteiro BaleixoProfissional de Educação Física
Tiago SermariniProfissional de Educação Física
Tatiana RochaFisioterapeuta

Comentários

Olá Deison, tudo bem?   Muito prazer! Meu nome é Paola Trindade e juntamente com Cristiane Medeiros fazemos parte do grupo de curadores da IV Mostra. Estou escrevendo para saber do seu interesse em participar do processo de curadoria da IV Mostra.   A Curadoria não é obrigatória e a ideia é que possamos conversar aqui na plataforma da Comunidade de Práticas, com o intuito de possibilitar que o relato da sua experiência mostre todas suas possibilidades.   E aí, você topa? Caso positivo, preciso que você responda em até 5 dias corridos. Após esse período, precisaremos passar para um próximo relato de experiência, para garantir o acesso do maior número de pessoas.     Esperamos que você sinalize positivamente, grande abraço! 

Aceito sim a curadoria! Obrigado.

Abraço,

Deison F. Frederico

Oi Deilson, ficamos felizes com seu aceite!

Como seu relato está discorrendo sobre auto-avaliação do PMAQ acho que é interessante você trazer esses resultados. Como foi a implantação do PMAQ na equipe?

Abraços!

Olá Paola,

Acrescentei mais informações ao relato.

Abraço

Deison

Olá Deilson, que bom que acrescentares. Lembramos que o prazo para editar os relatos é até 07/11 (caso queira realizar alguma mudança adicional) e que a curadoria está sendo finalizada no dia de hoje. Desejamos uma excelente Mostra e que você atente-se para as etapas posteriores, como a avaliação entre pares. Abraços!

Paola e Cristiane. 

Parabéns pelo relato.

Parabéns pelo relato, pois experiências de avaliação do NASF são necessárias para que possamos fortalecer o NASF em diversos municípios do nosso país.