CDP group activity

O filtro da medicalização para a produção da subjetividade
Para Ricardo Teixeira, o tema da medicalização participa na produção dos nossos modos de viver de múltiplas formas:
http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=artic...

Você atua em Consultório na? Trabalha na Rede de Atenção Psicossocial, Atenção Básica ou Sistema Único de Assistência Social? Então, você não pode ficar de fora do curso Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Rua. Acesse http://www.ead.fiocruz.br/editais/ e participe da seleção!

Olá Car@s
Tenho quatro comunidades Caiçaras isoladas que vivem a base de antidepressivos e ansiolíticos receitado por alguns colegas que trabalharam lá anteriormente, agora com uma visão diferente queremos fazer um trabalho de desmame e introduzir atividades de grupo com o NASF, gostaria de receber algum material ou orientação a este plano de ação, ONGS que se interessem pelo tema.
Grato

OI gostaria de solicitar arquivos sobre o CAPS ad e pedir que me enviei link de livros falando sobre Alcoolismo pois será meu tema de TCC agradeço.

Os pesquisadores do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz) Paulo Amarante e Fernando Freitas publicaram artigo no blog do Cebes, destacando que o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) vem reforçar a tendência à medicalização dos comportamentos humanos de nossa época, ao transformá-los em patológicos em seus mínimos detalhes.

As palavras de Foucault me chegaram na primeira página de um livro que ganhei de uma grande amiga. Ela assim dizia: recorri a Foucault para resumir algumas abordagens nesses tempos com tantas histórias e fluxos para desvelar:“Existem momentos na vida onde a questão de saber se se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou refletir.”

Bem vind@s a Comunidade Saúde Mental na Atenção Básica! Agora que você é membr@ desse espaço, sinta-se à vontade para postar suas experiências, provocações, eventos, textos e vídeos. Você tem também toda liberdade para ampliar nosso acervo e criar Fóruns de debates. abraSUS!

Sabrina Ferigato

“Há uma doce luz no silêncio, e a dor é de origem divina. Permite que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo, e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo.“ Os versos de Cecília Meireles bem que poderiam ter sido escritos para aquele momento...

Foi publicado essa semana o CAB nº 34 - Saúde Menta.

SAÚDE MENTAL, LAZER E TERRITÓRIO: UMA INTERVENÇÃO SOCIAL

Esta intervenção ocorreu em 1 CAPS-AD, no RS. A proposta era identificar, mapear e discutir com os usuários do Caps, os espaços de lazer existentes na cidade com o intuito de promover a reinserção social e a apropriação destes espaços por parte dos mesmos. Identificamos à necessidade de potencializar a autonomia e favorecer o protagonismo dos participantes. Construímos, com visitas ao locais, um informativo chamado:Guia de Espaços de Lazer.Se quiser saber mais, estamos a disposição...