Atenção Básica de Saúde

15
176044
atenção básica de saúde

Atenção primária à saúde é um termo usado para descrever o primeiro contato que uma pessoa tem com o sistema de saúde quando ela tem um problema de saúde ou problema que não é uma emergência. É a parte do sistema de saúde que as pessoas mais usam e pode ser fornecida, por exemplo, por um clínico geral (GP), fisioterapeuta ou farmacêutico.

Prestadores de cuidados de saúde primários

Atenção primária à saúde é um termo usado para descrever uma variedade de provedores de saúde que trabalham na comunidade. Qualquer profissional de saúde que seja o primeiro ponto de contato para o sistema de saúde pode ser um provedor de cuidados de saúde primários.
A maioria das pessoas visita seu médico (às vezes chamado de ‘médico local’) como primeiro passo quando tem um problema de saúde que não é uma emergência. O sistema de atenção primária também inclui profissionais de saúde aliados, como dentistas e fisioterapeutas.

Ambientes de saúde primários

A atenção primária à saúde é fornecida em um ambiente comunitário, como um consultório geral ou clínica odontológica. Os prestadores de cuidados de saúde primários podem trabalhar em clínicas médicas, centros de saúde comunitários e práticas de saúde afins, como práticas de fisioterapia e podologia.

Os postos de saúde de diversas cidades no Brasil são o principal local para receber orientações sobre os cuidados primários de saúde.

Serviços primários de saúde

Os serviços prestados por prestadores de cuidados de saúde primários incluem:

  • diagnóstico, tratamento e cuidado de pessoas com problemas de saúde
  • promovendo bons hábitos
  • prevenção de problemas de saúde
  • intervenção precoce
  • gestão de condições contínuas e de longo prazo.

Os serviços de saúde desempenham um papel importante em aconselhar e ajudar você a prevenir doenças e manter uma boa saúde. As áreas importantes sobre as quais você deve buscar aconselhamento incluem:

  • controlando e parando de fumar
  • bebida perigosa
  • estresse e depressão
  • dieta pobre e
  • inatividade física.

Seu relacionamento com um provedor de serviços de saúde primários

O seu médico de atenção primária geralmente é o seu médico de família regular, que fornece cuidados médicos gerais abrangentes e contínuos, mas você pode ter vários profissionais de saúde básicos que você consulta regularmente. Por exemplo, um dentista, conselheiro, nutricionista, osteopata ou fisioterapeuta são todos prestadores de cuidados de saúde primários.

É importante ter um bom relacionamento com seu provedor de serviços de saúde primários. Freqüentemente, você poderá estabelecer um relacionamento contínuo com esses provedores, de modo que se sinta confiante de que terá um profissional médico treinado para entrar em contato quando tiver um problema de saúde.

Para manter um bom relacionamento com seu provedor de serviços de saúde primários:

  • Mantenha as informações do histórico médico e disponibilize-as ao seu provedor de cuidados de saúde primários.
  • Sinta-se seguro ao compartilhar informações confidenciais com seu provedor de serviços de saúde primários, pois eles não têm permissão para compartilhá-las sem sua permissão.
  • Prepare-se para as visitas anotando seus sintomas, medicação e quaisquer outros profissionais de saúde que possa ver, para que possa discutir isso com seu provedor de serviços de saúde primários.

Considerações finais

Sempre procure por consultas em postos de saúde para realizar exames de rotina e prevenção.
Prevenir e praticar bons hábitos de saúde é a melhor maneira de evitar problemas futuros!

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
Receba nossos novos artigos em seu e-mail e fique sempre informado, é grátis!

15 COMENTÁRIOS

  1. estou amando os cursos do AVASUS, sou Aromaterapeuta clinica Integrativa e ja fiz alguns cursos einclusive de Fitoterapia, espero que coloquem logo os outros modulos de fitoterapia

  2. Como universitária em pics,achei muito importante e pontuaram todos as principais características, parabéns a toda equipe de elaboração do curso, gratidão…

Deixe uma resposta